segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ecologia luminosa

Hoje fui comprar lâmpadas.
Como sempre, o recorrente pensamento "verde" bateu à porta. Confesso que não sou o "puro ecologista" que gostaria de ser mas sinto que aos poucos vou melhorando.


Por causa disso, pela primeira vez apercebi-me da quantidade astronómica de escolha que temos ao nosso alcance. Fiquei impressionado quando vi um lado inteiro de um corredor de uma grande superficie comercial cheio de lâmpadas.
.





Deparei-me então com a dificil tarefa de acertar no tamanho do casquinho, na potência correcta e\ou conveniente, no tom da luz (quente, frio, noite luar, etc), no tamanho da lâmpada, se é verde ecologico, etc.


Cheguei a pensar se nao deveria ter-me preparado antes de uma tarefa, afinal, de dificuldade elevada. Talvez sim, talvez devesse ter escolhido uma roupa mais apropriada...
Ao fim de 15 minutos lá cumpri os meus intentos e no carrinho levava 3 ou 4 peças e uma mão cheia de dúvidas, a maior de todas se os casquilhos lá de casa aceitariam estas novas moradoras e fizessem criação dando à luz....luz!

Curiosamente um dos objectos luminosos exibe orgulhosamente uma frase que convicatamente prevê uma durabilidade de 10 anos, 10!!!
Bem, pelo preço assim espero, mas a ser verdade, será que a marca\fornecedor pode garantir que eu próprio daqui a 10 anos, 10, lembro-me de quando é que a comprei??
É que a par dos sapatos, tenho sempre a sensação que estas coisas duram pouco mais de 2 meses e sei que daqui a 10 anos, 10, vou ter exactamente essa sensação.





Por hora vale-me a consciência de que pelo menos ecologicamente fiz a escolha certa.

Sem comentários: