quinta-feira, 10 de março de 2011

Mega Auto-estradas

"Ai se esta rua fosse minha..." cantam os Oquestrada.
E vinha a ouvi-los pla A2 fora virando costas a Lisboa.
E não foi mais quando pensei: mas ó que estrada é esta?
Obras de alargamento de faixa. De duas para três faixas.
Dizem e dizem bem que o tema não é de agora e que as obras até já estão praticamente concluidas.

(já agora aproveitem e ponham a tocar)
http://www.youtube.com/watch?v=ZGDYa0abSXk

Mas para quê três faixas? Para quê aqui? O tráfego não é assim tão intenso entre Almada, Barreiro, Palmela e Setúbal (será que ficam por aqui ou já agora seguimos até ao Algarve? para dar escoamento, para que todos caminhemos mais facilmente para o Algarve, ou em americano todos ao Algarve, ou em inglês do governo Allgarve).

Mas para quê três faixas? Para quê pergunto eu. Ó que estrada tão mal empregue digo eu. E ao ouvir OqueStrada percebi:
São três faixas para que se circule tranquilamente na do meio!
Porra, como é que eu não tinha percebido isto antes?? E assim se resolve um grave problema que assolava a grande maioria dos automobilistas que circulam neste trecho da A2.
É que toda a gente sabe que a faixa da direita é para os panhonhas, os camionistas, as velhinhas, os chassos velhos a largar nuvens de fumo e para os camones que respeitam os limites de velocidade.
E a faixa da esquerda é certo e sabido que se destina aos pédchumbo, aos sinais de luzes e aos outros todos que nem são panhonhas, nem camionistas, nem velhinhas, etc, nem são pésdchumbo nem fazem sinais de luzes.
Ora foi a pensar nestes "outros todos" que se fez a terceira faixa de rodagem. Agora, os "outros todos" podem circular tranquilamente na faixa do meio e destinguirem-se das demais minorias da direita e da esquerda (falamos de estrada, nada de politica). Assim ninguem os pode acusar de serem velhinhas, camones, empatas portanto, ou aceleras sem escrupulos, havendo finalmente espaço para passearem calma e harmoniosamente.

Esta medida só não é de louvar porque o Governo esqueceu-se de alterar o código de estrada na parte que refere em que se deve circular o mais à direita possivel. Nem quando faz uma coisa bem, oui melhor, nem quando pensa que está a fazer uma coisa bem, o Governo faz bem. Irra!

A não ser é claro que estas três faixas sejam obra visionária do Governo tal como Marquês de Pombal visionou as grandes e largas avenidas de Lisboa. E recordo que na altura chamaram-lhe de lunático.
Mas não me parece que seja o caso...Ou se for, mais valia disponibilizarem mais comboios, mas isso já era visão a mais, digo eu.
Se esta estrada fosse minha, acerca disto, era tudo diferente.

Sem comentários: